Wednesday, April 4, 2012

Livro didático sobre Stalin causa polêmica na Rússia e pode sair de circulação


Volume compõe série sobre os vinte russos mais importantes da história


Um livro didático distribuído a alunos do ensino público da Rússia está gerando grande polêmica e corre o risco de sair de circulação.
Divulgação

Parte de uma série intitulada 20 Grandes Russos, o volume dedicado ao ex-líder da extinta União Soviética Josef Stalin tornou-se alvo de oficiais da prefeitura de Moscou e da Câmara Pública da Rússia
.
"Não importa o que você pense dessa pessoa, ninguém pode negar o fato de que muitos foram mortos sob seu governo. Se esse rosto surge na capa de um caderno escolar, isso se torna, na minha opinião, o mesmo que colocar uma suástica do Hitler”, argumenta Sergei Volkov, membro da Câmara Pública da Rússia, parlamento responsável pela fiscalização do poder legislativo.

Em entrevista à NTV, maior emissora do país, Viktor Kruglyakov, integrante da comissão para educação e juventude do parlamento russo, classificou Stalin como "um criminoso, um tirano sanguinário”. Para ele, "se esses cadernos chegarem às escolas, crianças que ainda não conhecem a história poderão pensar que é possível matar várias pessoas e, ainda assim, ser um grande ícone. Isso é muito perigoso".

Fonte; Operamundi