Monday, April 16, 2012

Impasse sobre Cuba e Malvinas impede declaração final na Cúpula das Américas

Presidente colombiano Juan Manuel Santos afirma que países querem Cuba na próxima reunião da Organização dos Estados Americanos


CARTAGENA, COLÔMBIA - A falta de acordo sobre a participação de Cuba e o apoio à Argentina sobre a questão das Malvinas impediu que líderes americanos chegassem a um consenso para a declaração final conjunta na Cúpula das Américas, afirmou o presidente colombiano Juan Manuel Santos. "Não há declaração porque não há consenso", disse ele.

Santos destacou que, mesmo assim, o encontro foi útil porque pela primeira vez os 31 chefes de estado e de governos presentes falaram de todos os temas sem tabus. "Finalmente estamos discutindo as questões", disse ele. "Drogas era um tema que ninguém coloca na mesa. Cuba e Malvinas não eram discutidos, e desta vez foram".

O presidente colombiano expressou sua esperança de que Cuba participe pela primeira vez do próximo encontro das Américas, que deve ser realizado no Panamá em 2015. De acordo com ele, a maioria dos países disse esperar que Cuba faça parte da cúpula, o que não ocorreu antes. Isso deve, segundo ele, iniciar uma série de iniciativas para fazer com que o país participe do próximo encontro.

Fonte: Estadão