Thursday, April 19, 2012

Amazonino de volta às propagandas




Em meio a rumores de que já teria feito acordo para apoiar outra candidatura e às próprias declarações de que não disputará a reeleição, o prefeito Amazonino Mendes (PDT) estará de volta à TV e ao rádio em propaganda partidária, para vender sua gestão. Esta semana, ele gravou para os programas do PDT que serão exibidos na semana que vem. Além da própria legenda, o prefeito também será citado em peças do PHS e PRTB, que fazem parte de sua base de sustentação, na CMM.

Comitiva

Está confirmado. O governador Omar Aziz (PSD) e o  senador Eduardo Braga (PMDB) viajam juntos neste fim de semana para o interior do Estado. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), deputados federais e estaduais também integrarão a comitiva.

Preocupação

Por falar em Omar, ontem, ele expressou  preocupação com o desempenho da economia e os reflexos no Polo Industrial de Manaus. Aziz citou o caso do setor de duas rodas, em dificuldade, e com problema para receber financiamento.

Freio

Quem também demonstrou preocupação com a indústria foi o senador Alfredo Nascimento (PR). Em discurso no Senado, ele disse que o PIM já fechou 1.387 postos de emprego e concluiu: “Os empresários com negócios no Amazonas colocaram os pés no freio”.

Na briga

O deputado federal Carlos Souza (PSD) comprou briga ontem, na Câmara, com o senador Magno Malta (PR-ES), que na terça-feira insinuou que poderia apresentar um projeto pedindo o fim dos incentivos  da ZFM: “Não foi uma atitude republicana. O Amazonas  não merece essas ofensas por parte do senador Magno Malta”.

Derrota

A polêmica com Malta começou na terça-feira, quando o projeto que unifica   o ICMS interestadual sobre os importados passou pela Comissão de Assuntos do Senado. Como o Estado dele, Espírito Santo, foi um dos três que protestaram, Malta saiu da reunião atacando o Amazonas, porque o relator da matéria foi o senador Eduardo Braga.

Recuo

Sinal de que a chamada que o governador deu em sua base na ALE-AM foi acolhida: ontem, o vice-presidente da Casa, Marcos Rotta (PMDB), que vinha trocando farpas com o presidente,  Ricardo Nicolau (PSD), recebeu um grupos de alunos na ALE, destacando que o fazia em nome do colega.

Sumiço

Outro sinal de que as partes que estavam em conflito na ALE baixaram as armas é o sumiço da PEC que pedia alteração nas regras de eleição para a Mesa Diretora da Casa. Previsto para ser apresentada ontem, o texto sumiu.

Sejus

O governador Omar Aziz disse ontem que hoje nomeará o novo titular da Sejus. Ele destacou que não será o ex-deputado e advogado Lino Chíxaro.

Transparência

Antiga promessa do Ministério Público Estadual (MPE), enfim saiu do papel. O Diário Eletrônico da instituição está no ar desde a última terça-feira.

Energia

O Governo Federal já trata o Amazonas como questão resolvida em sua interligação ao sistema nacional de energia elétrica. Tanto o é que a construção de um linhão Manaus-Boa Vista foi  comemorado por Roraima. A alegria foi manifestada ontem pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR).