"Nus é como nos sentimos pedalando nesta cidade!" Essa é a principal mensagem da 5ª Pedalada Pelada de São Paulo. A falta de segurança no tráfego sobre duas rodas nas grandes cidades já matou e feriu gravemente diversos ciclistas. Para protestar contra essa situação, sábado (10), a partir das 18h, centenas deles formarão um grupo que vai trafegar por ruas e avenidas da capital paulista.
Registro da primeira pedalada pelada, em 2008, em São Paulo / foto: Coletivo Ecologia Urbana
O evento faz parte das edições brasileiras do World Naked Bike Ride, movimento que começou no Canadá em 2004. No Brasil, o protesto acontece desde 2008 em São Paulo. Brasília e Aracaju também já realizaram edições.
Alguns podem se perguntar: e precisa fazer isso sem roupa? Segundo a organização do evento, o humor é a melhor arma para chamar a atenção, divulgar ideias e fazer as pessoas pensarem sobre um assunto. “Encarar o trânsito de veículos motorizados com os nossos corpos nus é uma boa maneira de defender a nossa dignidade e de expor os perigos que os ciclistas e pedestres sofrem diariamente”.
Para quem não tem bike, é possível participar com qualquer transporte que não dependa da queima de combustível como patins ou skate. "Qualquer forma alternativa de transporte movido a força humana é bem vinda e encorajada”, afirmam os organizadores.
Na sexta-feira (2), três ciclistas morreram atropelados no Brasil: uma na Avenida Paulista, em São Paulo, um em Brasília e um em Belém.
Serviço
5ª Pedalada Pelada – São Paulo 2012
10 de março de 2012, sábado
Concentração às 18h para pintura dos corpos e preparação das alegorias
Saída às 20h
Local de encontro: Praça do Ciclista – Av. Paulista x Rua da Consolação
(O percurso do passeio será definido na hora)
Com agências