Tuesday, March 27, 2012

Gafe revela apelo de Obama a Medvede

Microfone aberto capta diálogo em que presidente americano pede a colega russo que aguarde sua reeleição para retomar negociações

Sem saber que estavam sendo ouvidos por dezenas de jornalistas que cobriam a cúpula de segurança nuclear em Seul, os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Dmitri Medvedev, expuseram ontem ao mundo acertos entre potências geralmente restritos aos bastidores da política. Sussurrando, Obama pediu ao colega russo tempo até a eleição (de novembro) antes de retomar as discussões sobre a construção de um escudo antimíssil na Europa.

Barack Obama e Dmitry Medvedev conversam - Pablo Martinez Monsivais/AP
Pablo Martinez Monsivais/AP
Barack Obama e Dmitry Medvedev conversam
 
Os dois estavam sentados frente a frente, quando os jornalistas começaram a entrar na sala. Curvado em direção a Medvedev, o presidente americano pediu mais tempo – "especialmente para a questão da defesa antimíssil" – até que esteja em uma posição doméstica mais favorável para dialogar. "Entendo sua mensagem sobre mais espaço", respondeu Medvedev.

Obama continuou: "essa é minha última eleição. Depois, terei mais flexibilidade", prometeu, mostrando-se confiante na reeleição, em novembro. "Vou transmitir essa mensagem ao Vladimir", disse o líder do Kremlin, referindo-se ao atual premiê e presidente eleito da Rússia, Vladimir Putin.

Os dois líderes reuniram-se a portas fechadas por 90 minutos no domingo, véspera da reunião em Seul. A conversa foi captada por um microfone aberto enquanto fotógrafos entravam na sala. Uma transmissão montada pela Casa Branca para jornalistas americanos e russos também pegou o diálogo, que teve partes inaudíveis.

Fonte: Estadão