Thursday, March 29, 2012

Exigir cargo e verba não é 'toma lá da cá', diz líder do PMDB

Henrique Eduardo Alves fez desabafo em discurso no plenário da Câmara.
Ele negou chantagem da Casa para votar projetos de interesse do governo.

O líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) afirmou nesta quarta-feira (28), em discurso no plenário da Casa, que reivindicar cargos no governo federal e exigir liberação de emendas parlamentares (verbas para obras locais) não é "toma lá da cá".

O peemedebista fez um desabafo ao criticar reportagens que dizem que o Congresso estaria fazendo exigências e "chantagens" para votar projetos de interesse do governo federal. "Emenda não é concessão de Poder nenhum. É uma previsão orçamentária. O deputado é interlocutor de suas bases, de suas comunidades. Mas fica como se fosse um toma lá da cá", disse.

Sobre a reivindicação por cargos, Alves explicou que, por fazer parte da base aliada, tem direito de indicar "pessoas competentes" para assumir funções no Executivo. "É mais justo a pessoa ser indicada por uma pessoa só ou um conjunto de partidos responsáveis e independentes? Quando lutamos por cargos não é essa palavra pejorativa do toma lá da cá. É por sermos sócios da gestão que queremos colocar pessoas competentes."

Fonte: Do G1, em Brasília