Wednesday, February 29, 2012

Pelas Malvinas, Argentina abre 'guerra comercial' com a Grã-Bretanha


Buenos Aires pede que empresas nacionais e multinacionais parem de importar produtos britânicos


BUENOS AIRES - Em meio à reivindicação para que sejam abertas negociações sobre a soberania das Ilhas Malvinas, a Argentina anunciou uma medida que visa dificultar a compra de produtos britânicos, abrindo caminho para uma guerra comercial com a Grã-Bretanha.
 Cézaro De Luca/Efe
Em Buenos Aires, veteranos da guerra das Malvinas pedem mais atenção do governo - Cézaro De Luca/Efe

Em Buenos Aires, veteranos da guerra das Malvinas pedem mais atenção do governo
 
Na noite da terça-feira, 28, o governo argentino pediu aos empresários do país que não importem produtos da Grã-Bretanha, substituindo os itens britânicos por similares de outras procedências, de acordo com a mídia argentina.

Por telefone, a ministra de Indústria da Argentina, Débora Giorgi, teria feito o pedido a executivos e empresários das 20 principais empresas nacionais e multinacionais instaladas no país que importam produtos da Grã Bretanha. Entre os itens que seriam afetados pela medida, estão produtos usados no setor agropecuário, como tratores e inseticidas especiais.

"É fundamental que a Argentina decida quem são seus sócios comerciais e estratégicos, e, neste sentido, o governo também quer transmitir um sinal para os que ainda usam o colonialismo como forma de aceder aos recursos naturais", afirmaram assessores do ministério, de acordo com os jornais Clarín e El Cronista.

Fonte: Estadão