Wednesday, February 29, 2012

Serafim pode ser alcançado pela Lei da Ficha Limpa. Procuradora defende condenação

Arquivo

Ex-prefeito Serafim Correa  e  Renê Terra Nova
Manaus - O ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, poderá  ser alcançado pela lei da ficha limpa.

Condenado em novembro de 2010  pelo juiz César Bandieira, da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal, em uma ação popular movida pelo ex-secretário municipal de Obras do município, Porfírio Lemos,  ele recorreu ao Tribunal de Justiça do Amazonas, mas o parecer da  procuradora Sandra Cal Oliveira é pela manutenção da  sentença de primeiro grau.

Além de Serafim, foram condenados, a Prefeitura de Manaus, Renê Terra Nova e Cleoson Picanço de Lima.

Os autos estão conclusos ao desembargador Paulo César Caminha e Lima, da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas. Caso ele acompanhe o parecer do MP, conhecendo do recurso, mas no mérito negando  seguimento e o Pleno do TJ  o  acompanhar, Serafim Corrêa  estará inelegível e não poderá concorrer às eleições deste ano .

Sendo de um colegiado, no caso o Pleno do Tribunal de Justiça, Serafim  será alcançado pela Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado por crime de improbidade administrativa.

Entenda o caso


Serafim  é acusado de desapropriar um terreno no Santo Agostinho e depois doá-lo à Igreja da Restauração, comandada por Renê Terra Nova. Porfírio Lemos, autor da ação, também acusa o ex-prefeito de ter feito benfeitorias no local com equipamentos e material da prefeitura.

Na sentença  do juiz César Bandieira, em novembro de 2010, ele determina a retomada do terreno por parte da prefeitura e condena Serafim e o município a ressarcir o erário pelos gastos de benfeitoria e pelas perdas da não implantação de uma praça no local. O juiz também condenou os dois a pagar R$ 34 mil das custas do processo e honorários advocatícios.

Obras



Em 2005, depois de uma chuva que causou desabamento no Santo Agostinho, Zona Oeste de Manaus, a prefeitura começou uma obra para dar acesso do bairro à estrada da Ponta Negra, ao lado da Igreja da Restauração.

Como a prefeitura usou parte do terreno da igreja sem autorização, René Terra, cobrou uma contrapartida.

Depois de um acordo verbal, ficou acertado que a prefeitura faria a desapropriação de um terreno. No projeto de desapropriação, constava que o local seria utilizado para a construção de uma praça, mas depois de receber benfeitorias como drenagem, nivelamento, baldame e asfaltamento, a área foi doada para a Restauração.  O valor total da desapropriação foi de R$ 349 mil.

Fonte: Portal Holanda

Após carnaval de SP, musas voltam a escritório e até mandam currículo


Passista da X-9 se prepara para competir em campeonato de rali.
Rainha da Nenê de Vila Matilde pensa em voltar a estudar.

Depois da folia, Rosemeire, rainha de bateria da X-9, voltou ao escritório  (Foto: Raul Zito e Fabiano Correia/G1) 
Depois da folia, Rosemeire, rainha de bateria da X-9, voltou ao escritório (Foto: Raul Zito e Fabiano Correia/G1)
 
No Sambódromo, elas eram o centro das atenções. A cada rebolada, gingada e sorriso dado, o público presente no Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, ia ao delírio. Pouco mais de uma semana após o carnaval, as belas musas, que até então concentravam seus esforços nas escolas de samba, voltam à vida normal, enfrentando dificuldades como quaisquer outras mulheres.

Depois de brilhar à frente da bateria da X-9, Rosemeire Rocha, de 33 anos, se empenha para colocar em dia as suas atividades de empresária e corretora de seguros. “A gente finge que o cansaço não existe. É claro que, às vezes, a gente se pega cochilando, mas eu vim trabalhar até no domingo”, conta. Além de visitar clientes, ela tenta concluir uma reforma no escritório que começou no ano passado.

Mesmo habituada à rotina de ensaios e festas da agremiação, Rosemeire, que neste carnaval desfilou pela primeira vez como rainha da bateria, sentiu que o ritmo foi mais intenso neste ano. “Minha vida ficou de cabeça para baixo. Já tinha sido da corte do carnaval, mas neste ano acumulou a apresentação da escola e as demandas dos jornais. Foi complicado organizar”, diz.

Piloto mora em Goiânia, mas nasceu na capital paulista (Foto: Flavio Moraes/G1) 
Piloto Helena Soares se prepara para voltar a
competir (Foto: Flavio Moraes/G1)
 
A corretora de seguros diz ter emagrecido muito durante a festa e, por isso, já começou um trabalho de condicionamento físico para manter a forma. Para o futuro, ela faz planos de reformar a casa e de organizar uma festa de casamento. “Nós moramos juntos há seis anos e estamos pensando em organizar uma festa, mas acho que ela deve ficar para o ano que vem.”

Outra musa da X-9, a piloto Helena Soares, de 30 anos, voltou a Goiânia, onde mora, e na última semana aproveitou para passar o tempo com os três filhos. “Coloquei em ordem minha vida. Também fiz trabalho de pós-graduação”, conta a bela, que também é empresária e faz especialização em ciências penais.

Agora, a piloto se concentra em preparar sua caminhonete para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country Velocidade, que acontece em Barretos, no interior de São Paulo, no começo de março. “Voltei a malhar, treinar intensamente, porque vão ser dois dias pesados de competição."

Valéria, da Tucuruvi, tem mandado currículos (Foto: Raul Zito/G1) 
Valéria, da Tucuruvi, tem mandado currículos (Foto:
Raul Zito/G1)
 
Currículo

Decidida a voltar ao mercado após trabalhar durante anos em uma empresa familiar, a administradora e rainha da Acadêmicos do Tucuruvi Valéria de Paula, de 28 anos, decidiu nos primeiros dias pós-folia enviar cópias de seu currículo para empresas. “Agora começa o mercado a andar. Acho que vão pintar vagas.”

Apesar de amar o carnaval, a jovem diz estar feliz de voltar à calmaria cotidiana. “Agora começa a vida de verdade. E voltei a dar atenção ao meu marido.”

Também pensando no futuro, a rainha da Nenê de Vila Matilde, Deborah Xavier Caetano, de 25 anos, planeja “colocar a vida em ordem”. “Pretendo voltar a estudar. Mas também estou aberta a outras oportunidades, como modelo ou apresentadora.”

Na primeira semana após o carnaval, a bela, porém, priorizou arrumar seu lar. “A casa estava uma bagunça”, brinca. Além disso, ela pretende, ainda nos próximos dias, fazer um check-up de saúde e visitar a família. “Deixei de ver meus parentes por causa dos compromissos com o carnaval. Estou com bastante saudade.”

Deborah Caetano quer tentar carreira de modelo ou de apresentadora (Foto: Raul Zito/G1) 
Deborah Caetano 
quer tentar carreira de modelo ou de apresentadora (Foto: Raul Zito/G1)
 
Fonte: Do G1 SP

Pelas Malvinas, Argentina abre 'guerra comercial' com a Grã-Bretanha


Buenos Aires pede que empresas nacionais e multinacionais parem de importar produtos britânicos


BUENOS AIRES - Em meio à reivindicação para que sejam abertas negociações sobre a soberania das Ilhas Malvinas, a Argentina anunciou uma medida que visa dificultar a compra de produtos britânicos, abrindo caminho para uma guerra comercial com a Grã-Bretanha.
 Cézaro De Luca/Efe
Em Buenos Aires, veteranos da guerra das Malvinas pedem mais atenção do governo - Cézaro De Luca/Efe

Em Buenos Aires, veteranos da guerra das Malvinas pedem mais atenção do governo
 
Na noite da terça-feira, 28, o governo argentino pediu aos empresários do país que não importem produtos da Grã-Bretanha, substituindo os itens britânicos por similares de outras procedências, de acordo com a mídia argentina.

Por telefone, a ministra de Indústria da Argentina, Débora Giorgi, teria feito o pedido a executivos e empresários das 20 principais empresas nacionais e multinacionais instaladas no país que importam produtos da Grã Bretanha. Entre os itens que seriam afetados pela medida, estão produtos usados no setor agropecuário, como tratores e inseticidas especiais.

"É fundamental que a Argentina decida quem são seus sócios comerciais e estratégicos, e, neste sentido, o governo também quer transmitir um sinal para os que ainda usam o colonialismo como forma de aceder aos recursos naturais", afirmaram assessores do ministério, de acordo com os jornais Clarín e El Cronista.

Fonte: Estadão

Professores do RJ decidem paralisar atividades novamente no dia 14 de março

Jadson Marques/R7

http://i2.r7.com/paralisação-rj-terça2-TL.jpg 

Grupo de manifestantes se reuniu, nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; professores fazem nova paralisação em 14 de março
Professores e demais funcionários públicos das escolas estaduais do Rio de Janeiro decidiram cruzar os braços por mais 24 horas no dia 14 de março. A categoria, que paralisou as atividades nesta terça-feira (28), tomou a decisão após uma assembleia realizada na ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no centro do Rio de Janeiro.

Às 16h15, o grupo seguia para a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), onde pretendia realizar uma manifestação.

Segundo uma das diretoras do SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), Vera Nepomuceno, no dia 14 de março será realizada assembleias em vários municípios do Rio de Janeiro para esclarecer os professores sobre as reivindicações.

Os profissionais da educação exigem reajuste salarial de 36%, incorporação imediata do Programa Nova Escola e o fim do Projeto Autonomia, que cria supletivos e acelera a formação de alunos.

De acordo com projeto de lei aprovado na Alerj, em 2009, a projeção é de que a gratificação Nova Escola seja paga em parcelas, com fim previsto para outubro de 2015. Os educadores lutam para que o processo seja antecipado para 2012.

O Projeto Autonomia, colocado em prática pelo governo do Estado em janeiro passado, é alvo primordial dos manifestantes. Segundo Vera Nepomuceno, coordenadora do Sepe, muitos professores com mais de dez anos de “estrada” ficaram sem função.

- Vários professores foram colocados como excedente e estão parados, por mais que tivessem dez anos de carreira. Isso porque o governo hoje trabalha um projeto que, em vez de usar um educador para cada disciplina, usa um polivalente para todas. As aulas são baseadas em apostilas e vídeos superficiais, até porque uma única pessoa ensina todas as disciplinas.

Os “supletivos” do Estado funcionam como os da rede privada. Um semestre de estudos equivale a um ano. Em geral, participam do programa alunos que estão com o currículo excessivamente atrasado.

Segundo Vera, porém, a tática do Estado é diretamente ligada ao objetivo do governador Sérgio Cabral de colocar o Rio de Janeiro entre os cinco primeiros colocados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) até 2015. No último levantamento do índice, datado de 2009, o Estado ficou em penúltimo, à frente apenas do Piauí.


- O governo em vez de trazer soluções quer cobrir o sol com a peneira, só quer limpar a escola. Ou seja, tirar os maus alunos e ficar apenas com os bons. Querem melhorar o índice com uma maquiagem. Os alunos terão diploma, mas não estarão preparados, não serão absorvidos pelo mercado de trabalho.

Além das reivindicações consideradas básicas, a classe luta também pelo fim do sistema de meritocracia. De acordo com o Sepe, o governo do Estado vem “apontando para bonificações e gratificações que ignoram os aposentados e destroem a autonomia pedagógica”.

Fonte:  do R7 Rio

‘Se não somos governo, careca do Serra é linda’


Aspirando a pompa de um ministério, o Partido da República cansou de tropeçar nas circunstâncias que Dilma Rousseff atravessa no seu caminho. A legenda decidiu fazer em público o que fazia há meses em privado: chantagear.

Reunidos nesta terça (28), os senadores do partido deram um ultimato ao governo: ou Dilma devolve o Ministério dos Transportes ou o PR vai se incorporar em São Paulo à coligação tucana de José Serra, contra o petista Fernando Haddad.

Apeado dos Transportes sob denúncias de corrupção, o presidente do PR, senador Alfredo Nascimento, resumiu o ânimo de sua tropa: “Se não somos governo, temos que fortalecer o partido na base, nos municípios. Aí, a careca do Serra é linda.”

oOo
Nascimento fixou as bases da barganha. Disse que, tratado como deseja em Brasília, o PR adotará nos municípios um comportamento de partido governista. Contrariado, vai às eleições municipais com a fúria de um oposicionista.

“Em São Paulo, o PSDB convidou o PR para uma aliança”, disse o senador. “Até então, tínhamos um compromisso com o governo. Mas, se continuar nessa situação, vamos cuidar da nossa sobrevivência.” Fixou um prazo para a paciência: “Temos até 20 de março para aguardar uma posição do governo.”
oOo
O presidente do PR tornou-se um personagem explícito. Já não se preocupa em maneirar: “É hipocrisia dizer que partido do governo não quer cargo. Não dá para ficar assim: ser governo para votar a favor, e ficar apenas com o ônus. Já que o PR não tem cargos, a eleição municipal passou a ser questão de sobrevivência.”

Quer dizer: se devolver a pasta dos Transportes ao PR, Dilma realçará a beleza do seu penteado. Negando o ministério ao pseudo-aliado, a presidente fará da calva de Serra um território cujo poder de sedução dispensa argumentos.

Como forma de provar a Dilma que o possível é um vocábulo semanticamente contido no impossível, o PT ameaça, como alternativa a Serra, lançar em São Paulo a candidatura do prefeito Tiririca.

Fonte: Blog Josias de Souza

Chamada de ‘teletubbie’, menina de 13 anos esfaqueia colega no DF

Menino não corre risco de morte; garota já havia reclamado de bullying.
Escola diz que não tinha registro de 'nada que chamasse a atenção'.

Uma adolescente de 13 esfaqueou um menino da mesma idade no início da tarde desta terça-feira (28) dentro do Centro de Ensino Fundamental 3 de Planaltina, no Distrito Federal. A vítima teve lesões leves no peito e nos braços, mas não corre risco de morte.

De acordo com a chefe da Delegacia da Criança e do Adolescente, Mônica Ferreira, a agressão teria sido motivada por um apelido dado à menina em referência ao tamanho das orelhas dela.

“Ela afirmou que colocaram nela um apelido que ela não gostou  ‘teletubbie’, devido a suas características físicas. Ela disse em depoimento que sua intenção era mesmo matar a vítima por causa do bullying”, disse a delegada. De acordo com a polícia, a adolescente usou uma uma faca do tipo peixeira encontrada em casa para a agressão.

A garota, que está na 5ª série, também afirmou que era alvo constante de piada e brincadeiras por parte de seus colegas de turma. Segundo a polícia, em agosto do ano passado ela formalizou uma reclamação contra a vítima na direção da escola.

O coordenador da regional de ensino de Planaltina, Misael Barreto, disse que o CEF 3 não tem um histórico de violência e que vai apurar as denúncias de bullying. “Discussões entre alunos são normais, isso acontece. Não temos registro de nada que chamasse a atenção da direção da escola”, afirmou.

A delegada informou que a garota vai ser autuada em flagrante por ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio e deve ser encaminhada ao Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) ainda nesta terça.

“Possivelmente ela deve ser ouvida pela Vara de Infância amanhã, e a Vara vai estipular a medida protetiva em que ela vai ser enquadrada. Por conta da gravidade do crime, ela pode pegar até três meses de internação.”

A delegada Mônica informou que a adolescente tinha passagens por ameaça e furto em residência, ambas registradas em dezembro do ano passado.

Faca usada por adolescente de 13 anos para atingir colega de turma da mesma idade em Planaltina, no DF (Foto: Rede Globo / Reprodução) 
Faca usada por adolescente de 13 anos para atingir colega de turma da mesma idade em Planaltina, no DF (Foto: Rede Globo / Reprodução)
 
Fonte: Do G1 DF

Tuesday, February 28, 2012

Calmon propõe mudança para CNJ ter mais poder contra juízes corruptos

A corregedora-nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, afirmou nesta terça-feira, 28, que é preciso expor as mazelas do Judiciário e punir juízes “vagabundos” para proteger os magistrados honestos que, ela ressaltou, são a maioria.

Ministra Eliana Calmon, voltou a defender competências estabelecidas em lei para processar e julgar juízes que pratiquem atos de improbidade e corrupção.

Em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado ontem, a ministra defendeu a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição que trata do assunto e falou sobre a dificuldade das corregedorias estaduais de fazer o trabalho de fiscalização e de processar juízes e, especialmente, desembargadores.

“No caso dos desembargadores, eles são julgados pelos seus colegas também desembargadores. E é muito difícil você julgar um igual, um amigo querido. Os juízes de primeira instância estão um pouco mais distantes, é mais fácil, mas os desembargadores estão ali trabalhando lado a lado com os corregedores”, explicou a ministra.

A corregedora também falou sobre as dificuldades estruturais das corregedorias estaduais que, segundo ela, são “estranguladas” pelos tribunais quando começam a desagradar aos desembargadores. Além disso, a ministra denunciou a interferência política de corregedores que almejam assumir a presidência do tribunal onde atuam. “Os melhores corregedores são os que não terão idade para se candidatar a presidente depois”, ironizou.

Segundo Eliana Calmon, “todos sabem quem são os maus juízes”, mas aqueles que agem corretamente se calam para não se indispor com os colegas. “A magistratura séria, decente, não pode ser misturada com meia dúzia de vagabundos que se infiltraram na magistratura”.

Com,Blog Floresta

SUJO X MAU LAVADO


Tabosa ‘tira onda’ com Sabino no twitter
 
Cassado em 2009, o ex-vereador Jander Tabosa ironizou  com o deputado federal Sabino Castelo Branco,  cassado por unanimidade pelo TRE-AM. Jander postou o seguinte comentário em seu perfil pessoal no microblog twitter:  "...até o braço de ferro derreteu kkkkkk..."

Jander  foi cassado porque a Justiça Eleitoral entendeu que ele e o pai Ronaldo Tabosa enganaram o eleitor ao divulgarem apenas o sobrenome Tabosa durante as eleições de 2008. Tabosinha já tentou voltar outras três vezes à Câmara de Vereadores, mas o TRE-AM barrou todas as tentativas.

Com,Portal Holanda

"Meus eleitores estão pedindo e estou à disposição para concorrer à Prefeitura"


O deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, disse nesta terça-feira (28), em Brasília, que colocará em discussão no partido a hipótese de se candidatar a prefeito de São Paulo.

"Os eleitores entraram em contato com o pessoal do partido [o PR]. Fiquei até surpreso. Estão pedindo [que ele dispute as eleições], o pessoal que votou em mim. Conversei com o partido e estou à disposição", afirmou Tiririca, que nas eleições de 2010 foi o deputado federal mais votado do país, com 1,3 milhão de votos.
"Não digo nem sim nem não. Estou na mão do partido. Ele é que decide", disse.

JORNAIS


Acrítica
Foto: Luiz Vasconcelos
Equipes do Corpo de Bombeiros observam os pedaços da aeronave no chão

Avião cai e mata piloto

Acidente em Manaus

Familiares do comandante Antônio José se negam a falar com a imprensa em seu velório, que reuniu dezenas de pessoas. O sentimento era de muita dor especialmente por pais, a esposa, e os filhos

Secretário municipal é baleado no Dom Pedro após assalto

O titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad) foi baleado no bairro Dom Pedro
O secretário municipal de Administração José Assunção foi baleado no bairro Dom Pedro. Ele teve o seu carro roubado pelos ladrões, e não corre risco de morte. Está no Hospital 28 de Agosto

Manaus tem capacidade de hospedagem baixa, segundo IBGE

O Hotel pertence a rede Tropical Hotels & Resorts Brasil, que detém mais 5 empreendimentos espalhados pelo Brasil
O dado faz parte da Pesquisa de Serviço de Hospedagem 2011 – Municípios das Capitais, divulgada pelo Instituto ...

Governo lança edital para contratação de serviços à obra da AM-070

Desmatamento ao longo da AM-070
Trata-se de uma das várias obras anunciadas em janeiro pelo governo amazonense. Na lista delas estão inclusas obras ...

Grupo Fera prende foragido do Complexo Penitenciário Anísio Jobim

Os homens do Grupo Fera andaram por becos e vielas do bairro São Francisco a procura dos suspeitos de matar a menina Wellen Francisca
A Força Especial de Resgate e Assalto (FERA) em cumprimento de mandado de prisão, encontrou o foragido do Compaj, ...

Homens que realizavam arrastões em paradas de ônibus são presos em Manaus

A dupla é suspeita de realizar arrastões na Zona Norte da cidade
Paulo Roberto e Denis Souza são suspeitos de realizar arrastões no bairro Cidade Nova, Zona Norte da cidade

PL veda recursos públicos a ONGs geridas por 'fichas sujas'

Pelo projeto, ficam impedidos de receber dinheiro público dirigentes de ONGs que tenham conta si representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em processo de apuração de abuso de poder econômico ou político

Comunidades rurais do AM iniciam ano letivo de 2012

Aulas em comunidades do interior do Amazonas são realizadas com o uso da tecnologia viabilizada por meio do Centro de Mídias de Educação

Paulista é preso em Manaus pelo crime de estelionato

O acusado foi flagranteado por uso de documentos falsos e preso em cumprimento a mandado de prisão, e será encaminhado à Cadeia Pública

Presidente do TCE se reunirá com prefeitos do Amazonas

Os prefeitosestão preocupados com o anteprojeto, que pretende revogar artigos da Lei Orgânica do TCE e dar agilidade ao cumprimento de sentenças do tribunal

"Ficha Limpa" para servidores de São Paulo é aprovado

O texto do projeto aprovado hoje ainda pode receber novas contribuições dos vereadores antes de ser submetido à segunda votação em plenário.

Saúde da rede municipal vai cadastrar haitianos

Nesta quarta-feira (29) servidores da Semsa participarão de treinamento, com noções básicas de comunicação em Crioulo, dialeto de quase toda a população do Haiti

Ocupação irregular é retirada da Zona Oeste de Manaus

Moradoes eram oriundos da invasão José de Alencar, também localizada na Zona Oeste, retirada do Tarumã em setembro do ano passado

Prefeito de Manaus vistoria obra do Complexo Viário do São José

A obra, orçada em R$ 56,3 milhões e realizada em 17 meses, é a terceira grande intervenção no sistema viário

Senado aprova crédito para investimento no Prosamim

A terceira etapa do Programa vai beneficiar moradores que vivem às margens da bacia do São Raimundo, na zona Oeste de Manaus

Amazonas terá representantes na Bienal Brasil do Livro

Evento contará com a presença de três autores do Estado

Táxis lotação serão discutidos na Câmara Municipal de Manaus

Vereador Mário Frota (PSDB) solicitou Audiência Pública para discutir o transporte considerado irregular

Lei Geral da Copa exclui índio do direito à meia-entrada

Cerca de 300 mil ingressos da categoria 4 para os jogos da copa de 2014 e 50 mil para a Copa das Confederações em 2013 terão 50% de desconto. Para as outras categorias de ingressos oferecidos para as duas competições não haverá desconto.

EM TEMPO

Máquinas modernizam beneficiamento de castanha em Manicoré Máquinas modernizam beneficiamento de castanha em Manicoré
 
 
Secretário municipal de Administração é baleado em tentativa de assalto no D.Pedro
 
Cão da PF fareja mais de 1,5 mil comprimidos de ecstasy nos correios Cão da PF fareja mais de 1,5 mil comprimidos de ecstasy nos correios
 
 
Senado aprova empréstimo para Prosamim da Bacia do São Raimundo Senado aprova empréstimo para Prosamim da Bacia do São Raimundo
 
 
CAS aprova projetos industriais que vão injetar US$ 1.1 bi no Estado CAS aprova projetos industriais que vão injetar US$ 1.1 bi no Estado
 
Proprietário da CTA diz que avião estava com manutenção em dia Proprietário da CTA diz que avião estava com manutenção em dia


Municípios do Amazonas perdem recursos para a Saúde por causa de irregularidades
 
Estelionatário é preso em Manaus
 
Senado aprova compensação da Lei Kandir paga em 2011
 
Corregedora propõe mudança na Constituição para CNJ ter mais poder Corregedora propõe mudança na Constituição para CNJ ter mais poder
 
Cheia deverá atingir 30 mil famílias no interior este ano Cheia deverá atingir 30 mil famílias no interior este ano
 
Codam se reúne nesta quarta para apreciar 26 projetos com investimentos de R$ 975 milhões
 
Caixa antecipa pagamento de Bolsa Família a vítimas das chuvas do Acre
 
Projeto de Lei  quer impedir que Ongs dirigidas por ficha suja recebam recursos públicos Projeto de Lei quer impedir que Ongs dirigidas por ficha suja recebam recursos públicos
 
Haitianos residentes em Manaus terão acesso ao SUS Haitianos residentes em Manaus terão acesso ao SUS
 
Empresas de TVs por assinatura são contra Lei da Ancine Empresas de TVs por assinatura são contra Lei da Ancine
 
Novo piso do magistério complica vida financeira dos municípios, alerta AAM
 
Crianças correm risco de saúde quando brincam na chuva Crianças correm risco de saúde quando brincam na chuva
 
Sesi lança mais uma modalidade do Programa Atleta do Futuro Sesi lança mais uma modalidade do Programa Atleta do Futuro

As manchetes desta quarta

- Globo: Câmara aprova nova regra para servidor se aposentar

- Estadão: Corregedora do CNJ defende punição a juízes ‘vagabundos’

- Correio: Acabou – Sob pressão, distritais votam o fim do 14º e do 15º salário

- Valor: Acordo deve aprovar Código Florestal com revisão future

Leia os destaques de capa de alguns dos principais jornais do país.

Tiririca diz que está 'à disposição' do PR para disputar Prefeitura de SP


Deputado afirmou que colocará em discussão hipótese da candidatura.
'Não digo nem sim nem não. Estou na mão do partido', declarou.

O deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, disse nesta terça-feira (28), em Brasília, que colocará em discussão no partido a hipótese de se candidatar a prefeito de São Paulo.

Uma das possibilidades cogitadas pelo PR é a aliança com o PT, cujo candidato será o ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Na Câmara de São Paulo, o PR integra a bancada governista, de sustentação ao prefeito Gilberto Kassab (PSD). Kassab já disse que, na eleição, dará apoio ao ex-governador José Serra (PSDB). Nesta segunda, Serra afirmou que disputará as prévias escolherão o candidato tucano a prefeito.

"Os eleitores entraram em contato com o pessoal do partido [o PR]. Fiquei até surpreso. Estão pedindo [que ele dispute as eleições], o pessoal que votou em mim. Conversei com o partido e estou à disposição", afirmou Tiririca, que nas eleições de 2010 foi o deputado federal mais votado do país, com 1,3 milhão de votos.

"Não digo nem sim nem não. Estou na mão do partido. Ele é que decide", disse.
O deputado afirmou que uma reunião do PR de São Paulo vai discutir essa possibilidade."Vamos marcar uma reunião, vamos sentar e conversar", declarou.
Segundo Tiririca, colegas da Câmara já fazem brincadeiras com a possível candidatura chamando-o de "prefeito".

A executiva nacional do PR informou, por meio da assessoria, que não interfere na discussão dos diretórios municipais sobre candidaturas a prefeito.

O secretário-geral da executiva estadual do PR em SP, José Renato da Silva, disse que a decisão sobre uma eventual candidatura depende de Tiririca.

“Na verdade, tem algumas pessoas ligando, querendo que ele saia. Nós, do partido, não tomamos essa iniciativa. Isso é uma decisão dele. Se ele decidir, sim ou não, o partido vai ver que decisão tomar", declarou. Segundo ele, não houve conversa formal sobre o assunto no partido.

Fonte: Do G1, em Brasília

Espanha critica endurecimento do Brasil para entrada de turistas do País

Governo brasileiro decidiu que passaria a tratar os europeus da mesma forma que Madri trata os brasileiros


GENEBRA - O governo da Espanha critica a postura do Brasil em relação ao endurecimento das condições para a entrada de espanhóis ao País e diz que as novas medidas adotadas pelo Brasil são "injustificadas " e que são "além do normal ". Questionado pelo Estado durante um evento em Genebra, o secretário de Assuntos Externos da Espanha, Gonzalo de Benito, insistiu que Madri tentará reverter as decisões de Brasília antes da entrada em vigor das medidas, no dia 2 de abril.

A Espanha vive sua pior crise econômica desde a volta da democracia, em 1977. O desemprego chega a 22% da população e metade dos jovens não tem trabalho.

A crise também reverteu o sentido da migração. Entre 2000 e 2007, a Espanha recebeu 5 milhões de imigrantes, a maioria da América Latina. Mas, pela primeira vez em 30 anos, a Espanha registrou em 2011 um êxodo de pessoas maior que a chegada de imigrantes. Uma parte importante desse contingente tem justamente ido ao Brasil.

Diante do fluxo cada vez maior de espanhóis, o governo brasileiro decidiu que passaria a tratar os europeus da mesma forma que Madri trata os brasileiros.

No final de 2011, a reportagem esteve no consulado do Brasil em Madri, apenas para constatar as longas filas de espanhóis fazendo solicitações de vistos para trabalhar no Brasil. Fontes do Itamaraty, porém, admitiam já na época que um número importante de espanhóis estava desembarcando como turistas no Brasil e então partindo em busca de emprego.

A partir do dia 2 de abril, o espanhol que chegue ao País terá de mostrar que tem passagem de volta marcada, comprovação de uma reserva de hotel e dinheiro suficiente para se manter. Isso significará R$ 170,00 por dia.

Se o turista for permanecer em casa de parentes ou amigos, uma carta terá de ser mostrada. O documento terá de conter uma assinatura reconhecida em cartório.

Negociação - Para o secretário espanhol, Madri não desistiu e vai continuar a pressionar o governo brasileiro a rever suas leis. "Isso é algo que estamos falando com o Brasil. Claro que cada país pode colocar as condições que quiser para a entrada de pessoas em seu território. Mas entendemos que diante do conjunta das relações que temos com a América Latina e em especial com o Brasil, não se justifica que espanhóis tenham restrições a entrada que vão mais além do normal e do que tínhamos até agora ", declarou o secretário.

Benito defendeu que haja ainda um acordo antes do dia 2 de abril. Mas não indicou que estaria disposto a rever as regras para a entrada dos brasileiros. " Esperamos chegar a uma solução e que o fluxo de intercâmbio continue com normalidade e sem os obstáculos que sejam os minimamente imprescindíveis ", disse.

Nos últimos anos, porém, o Brasil foi o alvo de o maior número de deportações em aeroportos espanhóis entre todas as nacionalidades e, apesar das queixas do Itamaraty, pouco foi feito para rever essa situação. Em 2010, 1,6 mil brasileiros foram barrados na Espanha, sob a alegação de que estavam tentando entrar ilegalmente para trabalhar sem visto.

Até agosto de 2011, esse número tinha sido de 1005 e o volume continua em franca queda diante da decisão de brasileiros de não buscar empregos na Espanha.

Benito não acredita que a medida brasileira seja agora uma retaliação. " São medidas que vamos tomando diante dos fluxos que temos. Mas esperamos chegar a uma melhoria nas condições para a entrada de espanhóis no Brasil ", concluiu.

Fonte: Estadão

Avião cai em Manaus

Bimotor ficou completamente destruído após a queda na capital do Amazonas

6:20 Avião explodiu e existiria dois corpos carbonizados

 Um pequeno avião caiu há poluco ao decolar do Aeroclube de Manaus. A aeronave caiu em frente ao Aeroclube, do outro lado da Torquato Tapajós, no terreno da AABB.

Dois corpos carbonizados no acidente com a aeronave que decolou do Aeroclube de Manaus. O avião caiu. na verdade, num depósito da Ransons próximo ao AABB. A informação de que o acidente explodiu no local e dentro dele há dois corpos carbonizados foi repassado à imprensa pela Rocam que está com seus homens no local. Há grande confusão no transito naquele local. Dentro de instantes, mais informações


7:54 Avião da Clayton tem apenas uma vítima  o piloto

O corpo do piloto Antônio José de Almeida Maia, 34, já foi retirado do avião, que ficou despedaçado. O carro do Instituto Médico Legal (IML) já está no local para fazer os procedimentos cabíveis.
A aeronave, pertencente à empresa Cleiton Taxi Aéreo, perdeu força, bateu na fiação elétrica e posteriormente em um poste, caindo num terreno baldio por trás do depósito das lojas Ramsons, na Torquato Tapajós, Zona Centro-Sul.


Foto: pedro Jr Local do acidente. Bombeiros preparam resgate

Monday, February 27, 2012

Protesto de estudantes termina em confronto com PM em Porto Alegre

Pelo menos um sargento, um guarda e um manifestante ficaram feridos.
Manifestação era contra o aumento da tarifa de ônibus na capital gaúcha.


Confronto PMS estudantes (Foto: Adriana Franciosi/Agência RBS) 
Estudantes tentaram invadir a Prefeitura de Porto Alegre, diz BM (Foto: Adriana Franciosi/Agência RBS)
 
Estudantes entraram em confronto com a Brigada Militar no centro de Porto Alegre no início da noite desta segunda-feira (27), durante um protesto contra o aumento do preço das passagens de ônibus. Pelo menos dois contêineres de lixo foram queimados pelos manifestantes. Segundo a Brigada Militar, um sargento, um integrante da guarda municipal e um manifestante foram feridos, mas sem gravidade. Ninguém foi preso.

Escoltados por policiais, os manifestantes partiram do Colégio Júlio de Castilhos em direção à sede da prefeitura de Porto Alegre. Quando chegaram em frente ao Paço Municipal, tentaram invadir o prédio, segundo a polícia. Os guardas municipais, que faziam a segurança do local, entraram no local e chamaram reforço da BM. Sprays de pimenta foram usados.

"Quando a Brigada Militar chegou, nos jogaram rojões, pedras e outras coisas. Um sargento da BM foi agredido. O mesmo aconteceu com um guarda municipal", disse o capitão Ederson Trajano Borges Costa, subcomandante do 9º Batalhão da Polícia Militar de Porto Alegre.

confronto PMS estudantes (Foto: Brigada Militar/Divulgação) 
Brigada Militar recolheu pedaços de madeira, rojões
e pedras que teriam sido usados contra os PMs
(Foto: Brigada Militar/Divulgação)
 
Além do sargento e do guarda, um manifestante foi atingido na cabeça e, sangrando, foi levado para o Hospital de Pronto Socorro. Em entrevista à Rádio Gaúcha, alguns manifestantes reclamaram de uma suposta truculência dos policiais.

Após o tumulto, o Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas em pelo menos dois contêineres de lixo localizados próximos à prefeitura. Apesar da violência, ninguém foi preso.

Segundo o capitão Ederson Trajano, o grupo de manifestantes já é conhecido por causar tumulto durante os protestos. "A BM garante à população o direito de protestar, mas este movimento não quer protestar. Eles querem bagunçar mesmo. Não informam itinerário para a prefeitura, armam confusão sempre que se reúnem e usam como pretexto o aumento das passagens. É um movimento hostil", diz.
A manifestação causou lentidão no trânsito de algumas avenidas da cidade. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as avenidas João Pessoa, Paulo Gama, Borges de Medeiros e Salgado Filho, entre outras, precisaram ser bloqueadas, causando transtornos para a população.

Autorizada no dia 31 de janeiro, a tarifa de ônibus em Porto Alegre sofreu um reajuste de 5,56% e subiu de R$ 2,70 para R$ 2,85. A meia passagem paga pelos estudantes foi para R$ 1,42. Já o preço do táxi-lotação subiu de R$ 4 para R$ 4,25. Os valores entraram em vigor no dia 6.

Fonte:Do G1 RS

Hildebrando dribla cerco e, da cadeia, ameaça Judiciário

Em duas cartas enviadas para fora da prisão, o ex-deputado federal e ex-coronel da Polícia Militar conhecido por crime com motosserra tenta extorquir autoridades do Acre


BRASÍLIA - Preso há 12 anos e condenado a mais de 110 anos de prisão, o ex-deputado federal e ex-coronel da Polícia Militar Hildebrando Pascoal - o "homem da motosserra" - driblou a vigilância da penitenciária de segurança máxima do Acre e enviou duas cartas de ameaça e extorsão a autoridades do Judiciário local. Ele exige dinheiro e afirma ter fatos a revelar aos Conselhos Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério Público (CNMP), conforme revelou o Estado no domingo, na coluna Direto de Brasília, de João Bosco Rabello. As cartas integram um inquérito sigiloso em tramitação no Ministério Público do Acre.

Dida Sampaio/AE - 12/1/2000
Hildebrando foi detido em 2000, após CPI do Narcotráfico, e condenado a 110 anos - Dida Sampaio/AE - 12/1/2000
Hildebrando foi detido em 2000, após CPI do Narcotráfico, e condenado a 110 anos
Manuscritas e postadas no dia 23 de novembro de 2011 numa agência dos Correios em Rio Branco (AC), foram enviadas por Sedex à desembargadora Eva Evangelista, do Tribunal de Justiça do Acre, e à procuradora de Justiça Vanda Milani Nogueira, ex-cunhada de Hildebrando. Aos 60 anos, o homem que na década de 90 liderou o "esquadrão da morte" mostra-se ressentido e disposto a vingar-se de quem, segundo ele, o teria abandonado.

Na carta enviada à procuradora, Hildebrando pede que ela lhe envie R$ 6 mil "para me manter e manter minha família". E prossegue: "Caso não me atenda, tenha a gentileza de encaminhar esta carta para os órgãos competentes, pois caso contrário eu a encaminharei e apresentarei esclarecimentos provando os fatos".

O Ministério Público atribui as ameaças e tentativa de extorsão à cassação da patente de coronel da PM, decretada em 2005, mas que se efetivou no ano passado, com o trânsito em julgado (esgotamento dos recursos) da decisão. O ex-deputado explicita esse ressentimento na carta: "Você (Vanda) conseguiu com sua turma tirar a minha patente e o meu salário, posição que conquistei, com honra".

Eva foi a juíza-revisora do processo de cassação da patente. "É claro que me senti constrangida. Em 36 anos de magistratura, nunca fui ameaçada", disse Vanda ao Estado. Ela encaminhou a carta ao Ministério Público e ao presidente do TJ, pedindo reforço na ronda feita em sua residência.

Caneta. Na carta a Eva, Hildebrando diz que a única arma que possui no momento é uma "caneta" e avisa que pretende usá-la. Em 2009, ele foi julgado e condenado por um dos crimes mais bárbaros da década de 90: a morte de Agilson Santos, o Baiano. Segundo o MP, em julho de 1996, ele teve os olhos perfurados, braços, pernas e pênis amputados com o uso de uma motosserra. Ele teria sido morto por não revelar o paradeiro de José Hugo Alves Júnior, suspeito de matar Itamar Pascoal, irmão de Hildebrando.

Na mesma carta, afirma que teria presenciado Vanda entregar a Eva o gabarito das provas do concurso para o MP em que a filha dela, Gilcely, teria sido aprovada. Na carta a Vanda, acusa-a de sabotar uma reunião em que ele tentaria encerrar as desavenças com o desembargador Gercino da Silva Filho, mediada pelo então governador Orleir Cameli.

O Crime da Motosserra 





........................................................................................................
A repercussão. O Brasil todo acompanhou o caso Hildebrando Pascoal. Farto material foi publica nos órgãos de comunicação de circulação nacional.

A Impunidade. Cartaz distribuído pessoalmente por Hildebrando Pascoal. Assinado por ele. Telefone de contato e tudo. Um aviso contra os trotes. Era o Acre de 10 anos atrás.

Wilder Firmino, filho do Baiano, 13 anos. Seqüestrado, torturado e morto. Consta que torturaram o garoto queimando seu corpo com ácido para que indicasse o paradeiro do pai. Desse ato bárbaro participaram vários integrantes da família Pascoal.

Baiano”. A vítima da motosserra. Foi encontrado assim.


Fonte:  Com, O Estado de S.Paulo

Piso nacional do magistério é definido

Ministério da Educação define em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012
O MEC (Ministério da Educação) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) no mesmo período.

A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no ano passado.

Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo ÍNPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), como ocorre com outras carreiras.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

Fonte: Da Agência Brasil

TRE cassa Sabino. Reizo fica inelegível


Deputado Federal Sabino Castelo Branco e seu filho, vereador Reizo Castelo Branco
 O deputado Sabino Castelo Branco(PTB), foi cassado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral em sessão desta segunda-feira.  O filho do parlamentar,   vereador Reizo Castelo Branco, fica  inelegível por 8 anos.

Os dois respondiam um Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por crime de abuso de poder político, abuso de poder econômico e abuso dos meios de comunicação. Cabe recurso.

O relator da matéria, o corregedor eleitoral  desembargador Flávio Humberto Pascarelli, acompanhou na integra o parecer do procurador eleitoral, Edimilson Barreiros Júnior, autor da representação contra Sabino e Reizo.

Reizo não foi cassado porque não era candidato em 2010, mas a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) era também movida contra o vereador, que ficou responsável pelo programa do pai na TV em Tempo e teria indiretamente pedido voto para ele.

O voto de Pascarelli  foi acompanhado em unanimidade pelo Pleno do Tribunal, os juízes  Marco Antônio, Victor André Liuzzi Gomes, Vasco Pereira do Amaral, Mário Augusto e o juiz federal Márcio Coelho de Freitas. A sessão foi presidida pela desembargadora Maria das Graças Fugueiredo.


Amazonino: "o inferno é aqui"

Quem deu boas risadas ontem com a cassação de Sabino foi o prefeito Amazonino Mendes, escorraçado do PTB pelo deputado ano passado. Amazonino teria dito a um assessor que estava no tribunal e que ligou   para ele dando a notícia: "Toma... O inferno é aqui". Amazonino entende bem de inferno.

Com,Portal Holanda

PARA ATRAIR ATENÇÃO, BRASILIENSE PUBLICA ENSAIOS SENSUAIS NO SITE OFICIAL DA EQUIPE; VEJA



Numa tentativa de atrair maisvisitantes e “leitores” em sua página, o time do Brasiliense vempublicando ensaios sensuais com algumas torcedoras do time.